top of page
Buscar
  • Foto do escritorBira Miranda

A formação do seu time pode conciliar eficiência produtiva e impacto social

Muito do sucesso de um empreendedor está relacionado à capacidade de olhar para um problema e buscar soluções diferentes, sair do fluxo tradicional e construir uma forma nova e mais eficaz, para dar um passo à frente e ser mais competitivo. Neste texto trarei exemplos que materializam a visão de que é possível construir soluções na composição de uma equipe produtiva gerando um círculo virtuoso, eficiente para quem empreende e para sociedade.


Te convido a uma reflexão: Será que a equipe que sua empresa precisa pode estar nas pessoas que mais precisam ser parte de um time?


Como resposta a esta reflexão eu fiz uma curadoria de cases que materializam o meu raciocínio, separei exemplos de cases em locais distintos, de porte e tipos de impacto diferentes, mas com algo em comum: o uso de mão de obra que está à margem do que está considerado como foco de contratação.


O meu primeiro exemplo vem da Inglaterra e se chama Change Please. A Change Please é hoje uma rede de cafeterias que nasceu com a essência geradora de impacto social: todos os seus baristas são ex-moradores de rua. A empresa nasceu em 2015, dando treinamento, alojamento e trabalho em cafeterias para moradores de rua. Hoje já contabiliza 32 unidades espalhadas pelo reino unido, possui uma marca de café própria e despertou a atenção de investidores do porte de Richard Branson (Virgin) e do Chivas Venture, que investiram na empresa e que estão possibilitando a expansão para Nova York, São Francisco e Austrália. A Change Please já retirou 120 pessoas das ruas e está construindo um novo centro de treinamento de 1850 metros quadrados.


De Londres para Juiz de Fora. A cidade mineira abriga a sede da Chico Rei, marca de camisetas com estampas criativas comercializadas pela internet. A empresa começou com o investimento de 5 mil reais e em 2019, faturou 12 milhões. Hoje possui uma sede própria de 4 andares, com um processo produtivo que trabalha com desperdício perto de zero e com certificado vegano do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Tudo que é feito na malharia é reutilizado por cooperativas. A água utilizada no processo de pintura é entregue ao meio ambiente tratada e muito em breve, se somarão aos 85 profissionais da equipe fixa, 40 presidiários da Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, incentivando o trabalho em troca da regressão de pena. Hoje, entre 5% e 10% do valor arrecadado com todas as peças vendidas pela Chico Rei são revertidos para algum projeto ou grupo de apoio social que estão conectados ao selo “Camisetas Mudam o Mundo”.


Em Curitiba há um exemplo que gosto muito por materializar bem que o tamanho do faturamento da empresa não é um limitador obrigatório para o volume do impacto social que pode ser gerado. A Badu Design, pequena fábrica de brindes com faturamento de 120 mil por mês, produz mochilas, bolsas, nécessaires, entre outros produtos, com matéria prima vinda do descarte da indústria têxtil da região. Em parceria com a Aliança Empreendedora desenvolveu um modelo de capacitação onde mais de 400 mulheres residentes em regiões de baixo IDH tiveram condições de gerar renda nas comunidades onde estão inseridas.


Para finalizar eu destaco um case grandioso, já bem conhecido, mas muito necessário: O negócio social Grameen Danone Foods. A joint-venture entre o grupo Grameen e a multinacional francesa Danone foi criado em 2006 e tem como missão combater a desnutrição. Seu principal produto é um iogurte enriquecido com vitaminas e minerais, que, ingerido duas vezes por semana ao longo de um ano pode tirar uma pessoa da desnutrição. A fábrica foi planejada para contar com pouca tecnologia, exatamente para consumir mão-de-obra intensiva, contratada na região. Os principais insumos para produção do iogurte são comprados de pequenos agricultores locais. O iogurte é vendido para pequenos comércios ou distribuído nas áreas rurais pelas “Grameen Ladies”, mulheres beneficiárias de microcrédito do Greamenn Bank que recebem 10% de comissão pelas vendas. Grameen Danone Foods é responsável pela criação de cerca de 1.600 empregos num raio de 30 km e conforme estudos realizados pela Universidade Johns Hopkins, gerando impacto positivo no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças beneficiados pelo negócio em Bangladesh.

Conforme disse no início do texto temos quatro exemplos bem distintos que mostram de forma sólida, mensurável, que é possível desenvolver negócios, ter lucro e beneficiar pessoas com capacitação, com reintegração social, resgate de dignidade e geração de impacto positivo em cadeia. O segredo para viabilização está principalmente na mudança de pensamento dos empreendedores e executivos, no entendimento que no desenvolvimento do racional da modelagem do produto ou serviço, deve haver a premissa de que gerar ganho coletivo pode ser o melhor caminho para aumentar o ganho individual da empresa.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page